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Qual é o cliente ideal para uma empresa de Relações Públicas como a Aurora?

Perguntam-nos com frequência qual é o nosso tipo de cliente ideal. E neste artigo tentamos desmistificar o que é o cliente com quem dá gosto trabalhar e com o qual se consegue os melhores resultados.

13 de abril de 2025

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<p>Qual é o cliente ideal para uma empresa de Relações Públicas como a Aurora?</p>

Perguntam-nos com frequência qual é o nosso tipo de cliente ideal. Aconteceu recentemente numa reunião de novo negócio que um cliente nos questionasse como fazemos essa definição. Normalmente, existem os habituais critérios do Ideal Client Profile (ICP) que analisam a dimensão da empresa, o número de colaboradores, a saúde financeira da organização ou os seus anos de atividade. No entanto, fomos mais longe porque para nós o cliente ideal tem que ver acima de tudo com a relação e confiança que se estabelece.


A nossa experiência diz-me que as parcerias mais bem-sucedidas são construídas com clientes que são:

  • Colaborativos: vêem-nos como extensão da sua equipa e não como fornecedores.  
  • Claros: têm objetivos claros e promovem uma comunicação aberta e constante.  
  • Confiantes: confiam na nossa experiência e valorizam o que fazemos para o seu sucesso.  
  • Pontuais: fornecem feedback e informações com rapidez, mantendo o ritmo do trabalho.


Depois, existem qualidades verdadeiramente transformadoras que tornam o trabalho conjunto não apenas eficaz, mas também inspirador:

  • Inovadores  
  • Abertos à mudança  
  • Ouvem com atenção 
  • Cuidadosos e ponderados  
  • Respeitadores do nosso trabalho
  • “Percebem de PR”: Compreendem e valorizam o poder da narrativa estratégica.


Ao articular tudo isto, percebemos que a nossa empresa não se limita a reconhecer estas qualidades nos clientes — procuramo-las ativamente no nosso trabalho. Quando os clientes trazem estas características para a relação, acontece magia. Juntos, criamos campanhas que não apenas constroem credibilidade ou geram cobertura mediática — deixam um impacto duradouro.

Por fim, não podemos esquecer os traços fundamentais que contribuem para uma boa relação entre cliente e agência de PR:

  • Objetivos e metas claros: o cliente sabe o que pretende alcançar com as relações públicas, seja notoriedade, gestão de reputação ou lançamento de um novo produto.  
  • Expectativas realistas: é transparente quanto aos pontos fortes, fracos, desafios e experiências anteriores da empresa.  
  • Disponibilidade para colaborar: vê a RP como uma parceria e está disposto a trabalhar em conjunto na estratégia, mensagens e conteúdos.  
  • Confiança no processo: confia no nosso julgamento para lidar com os media, crises e perceção pública.  
  • Envolvimento proativo: partilha atualizações, marcos e histórias que possam ser aproveitadas para gerar visibilidade.  
  • Alinhamento orçamental: reconhece e respeita o valor do trabalho da equipa da Aurora.  
  • Adaptabilidade e flexibilidade: entende que o trabalho em RP envolve lidar com desafios e oportunidades inesperadas.  
  • Compromisso com a reputação: está aberto a mudanças internas que melhorem a imagem da empresa (como melhorias no serviço ao cliente ou políticas de transparência).